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A maioria dos profissionais acreditam (e pesquisas indicam) que não é uma boa ideia chorar no trabalho e pode evidenciar um perfil comportamental nada desejado: o de um profissional fraco, que não “aguenta pressão” ou ate mesmo desequilibrado. E ninguém quer isso para sua carreira.

Neste artigo quero propor uma nova perspectiva sobre este grande paradigma que ainda permeia as relações corporativas. Mas antes quero enfatizar que indiscutivelmente manter-se calmo e tranquilo sob as mais variadas circunstâncias e fundamental para trajetória de sucesso na carreira de qualquer profissional, pois suas reações serão sempre de bom senso e prudência.

Uma emoção é só uma emoção e está presente em todo ser humano. Move homens e mulheres e influi em todas as decisões que tomamos. Isto não significa que ela tenha que te controlar. As emoções sempre estarão presentes conosco e ficam melhores se soubermos administrá-las. 

Assim como a alegria, risada, entusiasmo e empatia são algumas das emoções valorizadas nas empresas, por que o choro não pode ser válido?

Quem nunca ficou nervoso no trabalho? 

Existe muito julgamento negativo sobre choro no trabalho. E vou além, esse julgamento deriva porque a maior parte das pessoas não sabem lidar com as emoções no trabalho. Não sabem como agir quando vê o outro chorar na sua frente e por não saber lidar com a situação, a tendência é julgar negativamente.

Pense bem, chorar na frente dos colegas e do chefe não é algo que planejamos, mas nas raras ocasiões em que me senti realmente frustrada ou, pior, traída, fiquei com os olhos cheios de lagrimas. Mesmo hoje mais experiente na minha carreira, volta e meia ainda me acontece.

Não é fácil ver os outros olhando para você enquanto se é exposto, mas chorar por qualquer coisa também não te ajuda. Para verificar seu equilíbrio emocional, faca uma análise da frequência versus motivo que choro acontece na sua vida. Se frequência for intensa e por muitos motivos diferentes, comece a repensar sua forma de reagir as situações, pois a verdade é que o choro recorrente pode afetar negativamente a percepção a respeito deste profissional.

Talvez um dia não se considere mais chorar no trabalho um sinal de fraqueza ou uma situação constrangedora, e isso seja tomado como simples manifestação de uma emoção autentica. E talvez a compaixão e a sensibilidade venham a tornar-nos profissionais mais naturais no futuro.

Enquanto isso, todos podemos acelerar essa mudança empenhando-nos daqui pra frente a nunca mais dizer (e desafio a nem pensar) as seguintes frases julgadoras que ainda ouço por onde passo:

“Chefe cobra tanto fulano que ele não aguentou, chorou”

“Chorar é coisa de gente fraca”

“Fulano é muito sentimental, não aguenta pressão”

“Nao aperta o beltrano que ele espana”

“Eita mulherzinha frágil”

“Que ridículo chorar na frente do chefe”

etc…

Lágrimas podem acontecer contigo a qualquer momento, portanto se não quiser ser julgado, pare imediatamente de fazer isso com os outros. Partilhar as emoções ajuda a construir relações mais profundas. 

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